<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8777530\x26blogName\x3dFormiga+Rabiga\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://formiga-rabiga.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://formiga-rabiga.blogspot.com/\x26vt\x3d-2308481633797997746', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

quarta-feira, abril 13, 2005

Observações literárias*

Não gostei da história "Memórias das Minhas Putas Tristes". Para já porque não gosto de putas e menos ainda se são tristes. Depois também não me agrada a ideia de um velho - quem tem 90 anos é velho - querer celebrar o aniversário com uma virgem de 14 anos. Se fosse uma gaja de 80, mesmo virgem, ainda entendia mas, nos tempos que correm (e nos passados também), uma miúda de 14 parece-me muito mal. Muito mal mesmo!
Paixões platónicas também não faz o meu género.
Mas não ter gostado da história não faz com que tenha deixado de gostar de ("do" parece-me de uma intimidade que não tenho e irrita-me quem lhe chama Gabo) Gabriel Garcia Marquez ou mesmo do livro e há várias passagens que me encantam. Uma delas cito-a, não tanto pelo encantamento mas porque vem completamente a propósito da minha fase actual. Cá vai:
"Descobri que não sou disciplinado por virtude**, mas como reacção contra a minha negligência; que pareço generoso para encobrir a minha mesquinhez, que passo por prudente por ser pessimista, que sou conciliador para não sucumbir às minhas cóleras reprimidas, que só sou pontual para que não se saiba que pouco me importa o tempo alheio."
O parágrafo continua: "Descobri, por fim, que o amor não é um estado de alma mas um signo do Zodíaco". Esta parte não tem nada a ver comigo porque isso eu ainda não descobri, talvez por não ter 90 anos.

* Título presunçoso.
** Esta é a parte que tem a ver com a minha fase actual.