<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8777530\x26blogName\x3dFormiga+Rabiga\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://formiga-rabiga.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://formiga-rabiga.blogspot.com/\x26vt\x3d-2308481633797997746', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

quarta-feira, março 16, 2005

Um destes dias acordo apenas cristã

Desde as declarações do Pe. Serras Pereira que ando cá a pensar que o senhor até me parece ter razão. Ora quem está mal relativamente às leis da Igreja não é ele, mas os padres mais moderninhos que vão tolerando o incumprimento das directrizes da Santa Sé por reconhecerem que são posições retrógradas e desadaptadas da vida dos nossos dias. Não que a mim e, seguramente, à maioria dos católicos não agrade ver a evolução das posições mais conservadoras da Igreja. Não é confortável a qualquer cristão ter consciência do pecado cada vez que está a fazer amor apenas por prazer e não por um filho. A questão é que o Pe. Serras Pereira pretende aplicar com rigor o que a Igreja impõe. Nenhum dos assuntos falados pode ser deixado à discricionaridade de um padre porque não é assim que deve ser. A Igreja é que tem de mudar muito e muito rapidamente para não ficar deserta.
Uma instituição cada vez mais fechada, alheia à nossa vida e que apenas se mantém por aqueles que vão entendendo que esta não é a Igreja que Cristo quer para nós e que têm presente, acima de tudo, a incondicionalidade do amor Dele, já não havia alma que sequer se aproximasse da casa de Deus. É a Igreja que temos: intocável, inquestionável. Se me beliscarem é porque não gostam de mim, se me questionarem é porque não acreditam em mim.
O Papa pediu desculpa por erros cometidos há 500 anos. Daqui a 500 anos virá outro Papa pedir desculpa pelos erros de hoje e entretanto contentam-se os senhores do poder da Igreja a andar cinco séculos atrasados a remediar o impossível. Isto não faz sentido nenhum!
Pior, os católicos são tidos como verdadeiros ignorantes, atrasados mentais, sem capacidade de pensarem por si próprios. O Código de Da Vinci passou hoje para o Index librorum prohibitorum. Não comprem nem leiam, tem porcaria!
Depois de lido por milhões de pessoas em todo o mundo, não deve adiantar mesmo nada tomar agora esta medida. E mesmo antes de tão lido o que adiantaria? Será por um romance falar de uma relação mais profunda de Jesus com Maria Madalena e na sua eventual descendência está a pôr em causa a própria Igreja ou a fé de cada católico? Ou será que é por falar na Opus Dei de forma pouco simpática que agora se revoltam as tripas dos bispos e arcebispos? Ou será ainda por levar os milhões de católicos de todo o mundo a questionarem-se sobre a manipulação dos fiéis por quem tem o poder?
Qual é a consistência de uma Igreja que tem medo dos estragos provocados por obras de ficção?!
Se não te portas bem vais para o inferno! E Dan Brown já sabe que tem lá uma fogueirinha a atear por baixo de uma panelinha de azeite a ferver só para ele.